Freios - Saiba como funciona

Freios


Sistema hidráulico 
Os freios funcionam através de um sistema de pistões, mangueiras flexíveis e pequenos tubos de metal, por onde circula o fluído de freio. Ao pisar no pedal do freio, acionamos o cilindro mestre - um pistão - que vai pressurizar o fluído. É esse fluído que transmite a pressão exercida no pedal até as rodas, acionando os mecanismos para a frenagem.

A maioria dos automóveis usa dois diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Alguns modelosmais modernos já saem de fábrica com sistema de freio a disco nas quatro rodas. 

Freio a disco: 
Nele as pastilhas de freio, acionadas pelo sistema hidráulico, comprimem um disco, o qual perde velocidade devido ao atrito entre as peças. O disco fica acoplado (parafusado) à roda, conseqüentemente o veículo também perde a velocidade.

O atrito entre as peças (pastilhas com o disco) causa o desgaste das pastilhas: é hora da troca.

Não existe prazo específico, mas a durabilidade média das pastilhas é de 25 a 35 ,il quilômetros.

Se ao acionar o freio existir trepidação no pedal e ruído estridente nas rodas, é sinal de pastilhas gastas. 

Freio a tambor: 
Neste caso são as lonas que exercem pressão contra uma superfície giratória, chamada de tambor.

A pressão ocorre na parte interior do tambor.

As lonas têm duração bem maior que as das pastilhas, pois praticamente todo o processo de frenagem ocorre nas rodas dianteiras. 

Freio de mão: 
Conhecido também como freio de estacionamento, é um freio mecânico constituído por um sistema de alavancas que trava as rodas traseiras. Funciona através do freio a tambor. Sua função é impedir que o carro se mova quando estacionado.

Sistema ABS [Anti-lock Braking System]: 
ABS, ou Sistema de Freio Anti-Travamento, é um sistema especial de freios que não deixam as rodas travarem, Possibilita uma freada em curva equilibrada e muito eficiente. Nem todos os veículos vêm equipados com este sistema.