Saiba mais sobre filtros e Catalisador

Filtros e Catalisador



Filtros:
São responsáveis pela pureza do ar, óleo ou combustível, sendo componentes fundamentais para o bom desempenho e para a vida útil do motor.

Filtro de ar: 
Retém as impurezas e partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando que as mesmas danifiquem carburador, injeção ou câmara de combustão/motor. 
  
Filtro de óleo: 
Responsável pela retenção de impurezas e partículas metálicas provenientes do atrito das peças móveis do motor e de outros contaminantes presentes no próprio óleo. 
  
Filtro de combustível: 
Retém impurezas do combustível, evitando que elas obstruam os orifícios do carburador ou da injeção eletrônica. 
  
Filtro de cabine: 
Protege os ocupantes purificando o ar que entra no veículo, filtrando pó, pólen e fuligem. 
  
Os filtros de cabine são erroneamente conhecidos como “de ar condicionado”, pois vários modelos de veículos sem ar condicionado usam este filtro. Alguns modelos saem das fábricas sem este filtro, que é considerado
um “opcional”. 

A concentração de poluentes (mofo, bactérias, pólen, poeira, etc) dentro do veículo sem filtro de cabine é de 3 a 6 vezes maior que fora dele.

Catalizador: 
Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio).

É parte integrante do sistema de escapamento e é peça obrigatória por lei.

PRODUTO HORA DA TROCA / OBSERVAÇÕES
Filtro de ar A cada 15 mil km, ou antes no caso de uso do veículo em condições ambientais desfavoráveis (estradas empoeiradas, por exemplo). Nos veículos movidos a gás, o filtro resseca rapidamente, por isso deve ser trocado com mais freqüência. Faça inspeções visuais periódicas. Não retire o filtro de ar (nem troque por outro, “modelo esportivo”) para aumentar a performance do seu carro, isso provoca desregulagens no sistema de alimentação.
Filtro de óleo O costume é a troca do filtro a cada duas trocas de óleo. No entanto, para não contaminar o óleo novo (e limpo) com sujeiras do filtro velho, aconselhamos trocar o filtro a cada troca de óleo.
Filtro de combustível A cada 15 mil km. Falhas no motor podem ter como causa filtro de combustível obstruído.
Filtro de cabine 20 ou 30 mil km, ou dependendo das condições ambientais em que o veículo roda. Mau cheiro, reações alérgicas, dores de cabeça podem ser indicações de hora da troca.
Catalizador 5 anos ou 80 mil km (o que ocorrer primeiro). Barulho de peças soltas e trepidações no escapamento podem indicar catalisador danificado